ANATEL responde ao ofício da LABRE sobre CP65

A ANATEL respondeu ao ofício enviado recentemente pela LABRE com alguns questionamentos sobre o item 2.15 da Consulta Pública 65. Na missiva, a LABRE manifestou grande preocupação com a proposta contida neste item, pois em caso de seguir adiante, poderia gerar graves consequências para o radioamadorismo brasileiro tanto no âmbito nacional quanto no internacional.

Em 10/09, numa uma longa resposta enviada à LABRE também por meio de ofício, a ANATEL esclarece, em suma, que o trecho onde é mencionada a extinção das provas nesta tomada de subsídios foi tão somente um exemplo abstrato, não consistindo, em nenhum momento, de tendência ou escolha do que a ANATEL irá fazer. Veja:

“Qualquer alternativa que tenha sido colocada por esta Agência no documento de tomada de subsídios tem, neste momento, caráter tão somente exemplificativo e não representa a escolha do caminho a ser seguido.”

Isto mostra que, no máximo, o texto apresentado foi apenas uma tentativa, quiçá inadequada, de suscitar a reflexão e contribuição dos interessados no tema, não sendo, como a própria ANATEL reconhece, nenhuma indicação de algo a ser levado a efeito no futuro.

Além deste ponto específico, a ANATEL acrescentou:

“Com relação aos aspectos de mérito apresentados na correspondência em análise, estas serão analisadas e consideradas pela equipe técnica desta Agência na finalização do relatório de Análise de Impacto Regulatório e da respectiva proposta regulamentar, se houver.”

Desta forma, a LABRE informa que está satisfeita com relação aos questionamentos oferecidos à ANATEL e que continuará colaborando ativamente com a Agência no sentido de auxiliá-la a modernizar o arcabouço regulatório que rege o radioamadorismo brasileiro, e em especial, a revisão da Resolução 449/2006, tema que consta do item 46 da Agenda Regulatória da Anatel para o biênio 2019-2020 e que irá ensejar processo específico num futuro próximo.

Para ler a íntegra da resposta da ANATEL à LABRE, clique aqui.

Print Friendly, PDF & Email

19 Replies to “ANATEL responde ao ofício da LABRE sobre CP65”

  1. Eu sò nào entendo por que tanto medo do CW. Por que nào procuram aprender em vez de ficar querendo excluir do Brasil. Sendo assim quem ficarà excluido do radioamadorismo no mundo serào os radioamadores brasileiros que se nào souberem falar o Ingles estào condenados a ficar somente no regio
    nal, VHF…

  2. Ótima resposta da Anatel.
    Já valeu o susto na LABRE e mostra que a ANATEL está atenta a evolução que passa em todos os setores da humanidade e que é visível em outros países.
    Agora é contribuirmos e mostrar de fato qual é o desejo dos radioamadores.
    Lembre-se que consulta pública o que vale é quantas vezes determinada palavra aparecer nas contribuições.
    Então reforcem sempre a frase ‘Retirada do CW para promoção de classe”
    E sugiram para quem gosta muito do CW que criem uma nova classe chamada de E de especial.
    A classe E seria um título para os amantes do CW, mas teriam que fazer a prova de CW novamente para poderem ostentarem ela.

    Indicativo : PT2DF
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
    4
    2
  3. Fiquei aliviado, exames devem continuar, minha opinião CW fique opcional.

    Indicativo : PU2YZP
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
  4. Não avaliar a nenhum, é deixar a porta aberta a qualquer um que queira entrar. PY6RDM.

    Indicativo : PY6RDM
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
    3
    1
  5. Quero deixar aqui meus parabéns pela organização LABRE que tem se prontificado a colaborar e defender o Radioamadorismo. É de extrema importância ressaltar que o Radioamadorismo além de hobbye sério, é um serviço e se é um serviço não pode ser praticado/feito de qualquer forma, precisa sim de “profissionalismo e seriedade”, sou a favor sim do CW nas provas com algumas restrições referente as classes apenas algo meu particular e etc. “Portas abertas ou menos escancaradas” seria um risco e um transtorno enorme ainda mais de sabermos que existe infelizmente nosso meio pessoas mal intencionadas. Forte 73 de PU2YSL Fabrício.

    Indicativo : PU2YSL
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
    1
    3
  6. As provas são válidas para quem desejar mas uma coisa é te obrigar fazer uma coisa que quase não se usa onde tudo se modifica. Gosta de CW faça não por isso que vão fazer Qrm na frequência. Abraços a todas 73.

    Indicativo : Pu9beg
    Labreano : CONTRIBUINTE LABRE/MS
    3
    3
    1. Tire o CW e tire a prova de assinalar a questão e coloque prova subjetiva que é aquela que tem que responder a questão por escrito, prova com calculos basicos de eletricidade e radiofrequência, vai ser melhor!!

  7. Apenas aproveitando a oportunidade, como fica aquele assunto centenário da isenção das taxas de importação de equipamentos para radioamadores? Por que “ninguém” sequer toca nesse assunto? O governo já retirou as taxas de importação de produtos de informática e outros tantos foram isentos. E nós, continuaremos nessa situação!

    Indicativo : PY4-GAR
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
  8. Defendo a questão do fim do cw como avaliação de classe e gostaria de ver a labre fazendo um papel de incentivadora na questão de novos rádio operadoes, pois o radioamadorismo Brasileiro está dando seus últimos suspiros em relação a outros países,

    Indicativo : PU2UBY
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
    2
    3
    1. Voce tem feito alguma coisa para incentivar pessoas a entrarem no radioamadorismo? O que tem feito para evoluir o hobby? Faz um bom papel de radioamador? Cobrar é facil, mas as atitudes tem que vir de cada um…. Não fique esperado atitude dos outros….Faça sua parte….

  9. Mas a consulta publica esta em andamento, acredito que a LABRE tem que elaborar um modelo para nossa participação. Sou a favor da telegrafia passar para classe A e colocar uma prova com conhecimentos gerais de operação de radioamador (cabeamento, LOTW, DX, tipos de antenas e cabos, modos digitais, fonte de alimentação, contestes, bandas, frequências, cálculos de cabo e antena…

    Indicativo : PU7MPB
    Labreano : CONTRIBUINTE LABRE/CE
  10. Concordo com permanencia de provas e ainda defendo a retirada do CW, pois não serve de bloqueio para nada.

    Indicativo : PP5CS
    Labreano : CONTRIBUINTE LABRE/SC
    23
    10
    1. Serve de bloqueio para a maioria, pois a maioria não consegue aprender cw, ou não se esforça para aprender!! Então que tire o CW e tire a prova de escolher questão, e coloque prova de responder questões por escrito,, prova subjetiva com calculos basicos de eletricidade e radiofrequência!!

  11. As provas deveriam continuar, só acho que o CW é desnecessário, deve ser extinto ou opcional. E respeito a opinião de quem não concorda.

    Indicativo : Pu2ABL
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
    18
    10
    1. Se tirar o CW que mude a prova para respostas por escrita e cálculos matemáticos, no qual as perguntas tenha cálculos básico de linha de transmissão, princípios básicos da eletricidade, princípios básicos de RF, pois ficar com uma prova de assinalar questões no qual o material de estudo é somente decorar é pura piada! Se querem entrar no mundo do radioamadorismo precisa saber o minimo de cálculos em eletrônica e eletricidade, o mundo radioamadoristico é isso, pura ciência! Se tirar o cw que coloque provas subjetivas que é aquela prova que o examinador vai pedir o seu conhecimento por escrito e não fique a objetiva que é aquela que você escolhe a resposta, ou seja a resposta está na sua frente! Mas lógico que o brasileiro quer facilidade, aliás o brasileiro quer tudo na mamata quando ele não é capaz de aprender algo!

      4
      1
  12. Muiti bom trabalho da LABRE que sempre repredentou o radioamador sem ela ja seriamos extintos mais uma vez parabens e grande harmonia entre a LABRE e a ANATEL e o melhor csminho 73 a todos PY1AX TONY GG87 QRV

    Indicativo : PY1AX
    Labreano : ISENTO
    13
    9
    1. Acredito que, a maioria estão vendo que sem a LABRE o radioamadorismo estaria na berlinda, e nesse momento é lembrada, portanto faço uma sugestão, para reavivar as seccionais regionais e que as mesmas ajam junto aos radioamadores de suas sedes para os mesmos tenham atividades e adquirindo e trocando conhecimentos.

  13. Caros Senhores,
    Se realmente essa foi a intenção daquele Órgão, isso já nos tranquilizam um pouco como radioamadores sérios que somos.
    “Escancarar” as portas como lá se entendia ser, ia acarretar conforme suas próprias palavras “graves conseguências para o radioamadorismo” nacional e internacional.
    Mas, de qualquer forma me deixa “pé atrás”, pois a CP65 está publicada e só ainda não sei dizer se disponível para as contribuições.
    Acho que o racional era a Anatel retirar do texto aquele absurdo, pois, corremos o risco que sem contribuições contrárias a aquilo, seria automaticamente oficializada.
    73’s
    PY4EP – Phil
    “VIVA A LABRE !!!”

    Indicativo : py4ep
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
    8
    14

Deixe uma resposta

O campo marcado com asterisco vermelho, é de preenchimento obrigatório. "palavras ofensivas ou de baixo calão não serão publicadas"

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deseja associar-se? procure a LABRE do seu Estado e se necessário entre em contato com secretaria@labre.org.br. Agradecemos seu interesse em apoiar as ações da LABRE, em benefício de todos nós. Lembramos que o interessado pode associar-se a LABRE de qualquer Estado, nos termos do Art. 35 do Estatuto da LABRE

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.