CITEL publica a Recomendação 53

CITEL publica a Recomendação 53

O Comitê Interamericano de Telecomunicações (CITEL) da Organização dos Estados Americanos (OEA), aprovou na 28ª reunião do seu Comitê Consultivo Permanente II: Radiocomunicações, ocorrido em nov./dez. de 2016 em Punta Cana, República Dominicana, a Recomendação CCP.II/REC.53.

O documento foi recentemente publicado na forma de relatório final da reunião.

A recomendação atendeu a demanda de várias associações nacionais de radioamadorismo que participaram da 19ª Assembleia Geral da União Internacional de Radioamadorismo (IARU) Região II, ocorrida meses antes em Viña del Mar, Chile.

A recomendação da CITEL estimula os governos a manter, atualizar e desenvolver processos legais e técnicos simplificados para o Serviço de Radioamador, com requerimentos razoáveis e custos reduzidos.

Ela também reforça a verificação das qualificações técnicas e operacionais de qualquer pessoa que desejar tornar-se radioamador, considerando as regulamentações específicas do serviço, as recomendações e regulamentações da UIT, a União Internacional de Telecomunicações.

Finalmente a recomendação também encoraja o reconhecimento mútuo de licenças do Serviço de Radioamador, para facilitar as operações temporárias por radioamadores estrangeiros devidamente licenciados em seus países de origem, notadamente nas ocorrências de desastres e catástrofes naturais que demandem apoio internacional.

José Arturo Molina, YS1MS, Secretário da IARU; Jonathan Siverling, WB3ERA, ARRL/EUA e Flávio Archangelo, PY2ZX, LABRE/Brasil estiveram envolvidos com a redação, negociações e aprovação do documento, além de outras relevantes contribuições recebidas destes e outros países na CITEL.

A IARU Região 2 está compartilhando a recomendação com suas associadas de maneira que seus princípios sejam difundidos e considerados em seus respectivos países de forma a harmonizar e fortalecer o Serviço de Radioamador em nossa região.

Para conhecer a Recomendação 53 viste:

http://www.iaru-r2.org/wp-content/uploads/PCC.II-REC.53.pdf (em inglês)

http://www.iaru-r2.org/wp-con…/uploads/CCP.II-REC.53_esp.pdf (em espanhol)

Seja um associado da LABRE. Informações em http://labre.org.br e http://www.radioamadores.org

LABRE/GDE, 9 de março de 2017.
http://www.facebook.com/labregde

Print Friendly, PDF & Email

2 Replies to “CITEL publica a Recomendação 53”

  1. O radioescuta pode filiar se a labre? Qual é o custo para tal? Ocertificado da SWARL serve como recomendação ou é reconhecido pela labre? Quais as matérias que devo estudar para ingresso na classe C ?. O aprendizado de CW é dificil ou é preciso ter “dom” para tal?

    1. O radioescuta pode filiar se a labre?
      Pode sim, é muito bem vindo
      Qual é o custo para tal?
      depende de cada estadual da LABRE, em torne de R4 15,00 por mes
      O certificado da SWARL serve como recomendação ou é reconhecido pela labre?
      Não há necessidade.
      Quais as matérias que devo estudar para ingresso na classe C ?.
      Não sei qual seu Estado, mas normalmente este material é disponível na LABRE
      O aprendizado de CW é dificil ou é preciso ter “dom” para tal?
      Não é difícil , basta dedicação.
      73
      PS7DX, Ed

Deixe uma resposta

O campo marcado com asterisco vermelho, é de preenchimento obrigatório. "palavras ofensivas ou de baixo calão não serão publicadas"

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deseja associar-se? procure a LABRE do seu Estado e se necessário entre em contato com secretaria@labre.org.br. Agradecemos seu interesse em apoiar as ações da LABRE, em benefício de todos nós. Lembramos que o interessado pode associar-se a LABRE de qualquer Estado, nos termos do Art. 35 do Estatuto da LABRE

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.