Consulta Pública 30 preocupa o radioamadorismo

🔴 U R G E N T E! 🔴 ALERTA DA LABRE!

Senhores, descobrimos hoje haver uma outra Consulta Pública, Nº 30 que trata da definição das modalidades e modelos de avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações inclui, logo no início, ANTENAS, incluindo, evidentemente para radioamadores. Lá está proposta a Certificação por Declaração, algo completamente INADEQUADO, absurdo mesmo para o nosso caso.

OCORRE que o prazo é 23:59 de HOJE!

✅ Clique aqui para acessar o site da Anatel e fazer sua contribuição: https://bit.ly/cp30anatel

Quem tiver dificuldades para acessar, tente pelo link abaixo:

https://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/ListaConsultasContribuicoes.asp?Tipo=1&Opcao=andamento&SISQSmodulo=1442

⚠️ Faça a sua contribuição no item “ANTENAS” na lista que abrir.

✅ Clique aqui para ver e copiar o texto-sugestão da LABRE: https://bit.ly/cp30labre

Por favor, precisamos da ajuda de todos. Lamentamos o inconveniente. A proposta de texto de contribuição se encontra no link acima como SUGESTÃO. O importante é ir contra esta proposta. Pode ser desde um simples “não concordo com a certificação de antenas de radioamadores devido à natureza do nosso serviço” até o texto completo abaixo sugerido.

73 da LABRE!

Print Friendly, PDF & Email

12 Replies to “Consulta Pública 30 preocupa o radioamadorismo”

  1. Completamente contra
    Já temos encargos demais,querem criar
    impostos sem retorno aos usuários estão dificultando em vez de facilitar

    Indicativo : PU5PIN
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
  2. A natureza do serviço de Radioamador se baseia na ampla experimentação de antenas na busca do melhor desempenho de sua estação. Isso acontece com praticamente TODOS os radioamadores. Citamos como exemplo o livro “The ARRL Antenna Book” (ISBN13: 975-0-87259-987-1) com 975 páginas e “The ARRL Handbook” (ISBN: 978-1-62595-107-6) com 1280 páginas, sendo uma boa parte dedicada a centenas de antenas para experimentação. De acordo a Resolução 449, Art. 3º, observa-se que o serviço de radioamador é completamente distinto dos serviços comerciais, incluindo as suas antenas. Comprovação categórica é que o procedimento de avaliação de exposição humana aos campos eletromagnéticos das antenas comerciais é completamente distinto da avaliação das antenas de radioamadores no Brasil e no mundo. No primeiro caso há a necessidade de engenheiro com “ART” do Crea e um sofisticado processo com relatório técnico para a avaliação de sua conformidade à exposição, o que não ocorre para o caso das antenas de radioamador, cuja avaliação é feita pelo próprio, com base em processo simplificado e altamente conservativo (exigente na quantificação). Entendemos que a certificação de antenas de radioamadores é desnecessária, inadequada, extremamente aflitiva e preocupante para os milhares de radioamadores brasileiros, trazendo insegurança jurídica à categoria já que esta obrigação INVIABILIZA o serviço, ou coloca os radioamadores à margem da lei. PORTANTO SOMOS FAVORÁVEIS À ISENÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DAS ANTENAS DE RADIOAMADOR.

    Indicativo : PT7OT
    Labreano : CONTRIBUINTE LABRE/CE
  3. Totalmente contra. Já não é o bastante a carga de impostos pagos??? Mais essa ainda,? Absurdo total… Imoral

    Indicativo : PX4I4186
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
  4. A anatel teria que enviar para os radioamadores um email informando da consulta publica a respeito de intensão de mudança
    Não concordo pois o radioamador faz muitas experiencias com antenas

    Indicativo : Pu2swb
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
  5. Como fiscalizar quando produzimos aneynas caseiras de curto alcance. De materiais como PVC e cabos coxial. Sem número de série.

    Indicativo : Pu1hbh
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
  6. Radio emissao é criacao artesanal, nao a homologacao de sistemas irradiantes especigicamente antenas.

    Indicativo : Py3xui
    Labreano : CONTRIBUINTE LABRE/RS
  7. Não tenho interesse em omologar minha antena, pois é muito simples
    No futuro se eu me interessar em adquirir antes melhores, aí sim me interessa
    Grato pela atenção.

    Indicativo : Pu2sim
    Labreano : NÃO ASSOCIADO

Deixe uma resposta

O campo marcado com asterisco vermelho, é de preenchimento obrigatório. "palavras ofensivas ou de baixo calão não serão publicadas"

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deseja associar-se? procure a LABRE do seu Estado e se necessário entre em contato com secretaria@labre.org.br. Agradecemos seu interesse em apoiar as ações da LABRE, em benefício de todos nós. Lembramos que o interessado pode associar-se a LABRE de qualquer Estado, nos termos do Art. 35 do Estatuto da LABRE

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.