Início » Notícias » Hoje, 5 de novembro comemoramos o dia do radioamador brasileiro.

Hoje, 5 de novembro comemoramos o dia do radioamador brasileiro.

Por Assessoria de Comunicação

Brasília 5 de novembro de 2018
Hoje, 5 de novembro comemoramos o dia do radioamador brasileiro.
Até o ano de 1968 o Dia do Radioamador era festejado a 22 de outubro em virtude de que, nessa data, 1934, havia sido realizada a sessão da assembleia geral dos radioamadores paulistas e cariocas, fundindo as duas entidades que existiam, transformando-as na LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.
No entanto, após meticuloso trabalho de pesquisas realizadas pelo radioamador João Ramos Bacaratt – PY2AJ, um dos fundadores da LABRE paulista, esse dia foi mudado pela direção da LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, entidade de âmbito nacional que congrega os radioamadores brasileiros.
João Ramos Bacaratt efetuou um trabalho cansativo e pioneiro, com o seu costumeiro entusiasmo, apresentando a seguir um detalhado relatório ao Conselho Federal da LABRE, reunido em outubro de 1968, na cidade de Curitiba-PR.
Seu trabalho mereceu elogios de todos os que leram e, depois de estudado a fundo, o Conselho Federal da entidade, por unanimidade, fixou o dia 5 de novembro como o DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO.
A fixação do dia 5 de novembro foi em razão de que, nessa data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicara o Decreto de no. 16.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, e, até então, consideradas como clandestinas. O referido decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.
Em nome da LABRE, quero me congratular com todos os radioamadores brasileiros pelo transcurso do dia de hoje.
No Brasil temos radioamadores da mais alta qualidade, em todos os aspectos. Temos radioamadores que são experts em competições / contestes, radioamadores experts em radio telegrafia, experts em eletrônica, experts em legislação, experts em transmissões digitais e tudo mais relacionado ao nosso hobby.
A nossa entidade, a LABRE, é reconhecida mundialmente pelo trabalho que têm feito junto à UIT, à CITEL, à IARU e à ANATEL. E isto acontece em toda reunião internacional que participamos e em todos boletins internacionais que recebemos.
Contamos com a união de todos os radioamadores em torno da nossa entidade, para que possamos fortalecê-la cada vez mais. A LABRE é o conjunto de radioamadores brasileiros reunidos e trabalhando em prol do radioamador e o radioamadorismo brasileiro. Quanto maior for o número de pessoas trabalhando conosco, melhor trabalho vamos produzir, e mais fácil será executar este trabalho.
Não é correto ficar do outro lado do caminho somente fazendo críticas. As críticas são muitas vezes benéficas, porque nos ajudam enxergar o que não estamos visualizando. Mas o correto é que antes de mais nada, venha a se tornar um membro da entidade, fazendo o que estiver ao seu alcance para ajudá-la, e sim, fazer as críticas construtivas para ajudar no seu desenvolvimento.
Estamos de braços abertos para receber todos os radioamadores brasileiros que queiram se juntar em nossas fileiras para que possamos melhorar mais ainda o trabalho que a nossa entidade vem fazendo em todo o país.
Queremos agradecer aos abnegados radioamadores que em cada rincão deste país já tem doado parte do seu tempo, de sua vida em família e de suas coisas pessoais, para trabalhar pela nossa entidade. Vocês são um exemplo de dedicação.
SALVE O DIA DO RADIOAMADOR BRASILEIRO.
Gustavo de Faria Franco – PT2ADM
Presidente do Conselho Diretor
E-mail : presidente@labre.org.br

Postagem Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO