Revisão do plano de banda do modo digital HF

Revisão do plano de banda do modo digital HF

Como as alocações de frequência e os interesses de operação de rádio amador variam em diferentes partes do mundo, o desenvolvimento de planos de banda – diretrizes voluntárias sobre o uso do espectro disponível para radioamadores – é responsabilidade das três organizações regionais da IARU. Cada uma das três regiões tem um comitê de planejamento de banda para se concentrar neste trabalho. Nos últimos anos, aumentaram os esforços para alinhar os planos de faixas regionais sempre que possível. A aprovação final das revisões do plano de bandas é geralmente dada pelas conferências regionais das sociedades membros da IARU, que são realizadas a cada três anos em uma base rotativa.

Esta abordagem de planejamento de banda geralmente acompanhou a evolução da operação de radioamador. No entanto, o crescimento explosivo nos modos digitais de HF (abaixo de 30 MHz), particularmente FT8, levou à percepção de superlotação dos segmentos de banda do modo digital de HF. Consequentemente, um grupo de trabalho foi formado por representantes dos três comitês regionais de planejamento de faixas. Esta é a primeira vez que as três regiões se unem para coordenar diretamente os esforços de planejamento da banda.

O grupo de trabalho já teve discussões proveitosas com o Grupo de Desenvolvimento do aplicativo WSJT liderado por Joe Taylor, K1JT. Discussões adicionais, incluindo outras partes interessadas em HF, serão realizadas como parte de uma revisão fundamental dos diferentes modos digitais de HF e como eles podem ser mais bem categorizados e organizados para compartilhar o espectro limitado disponível.

O objetivo principal é desenvolver soluções que reduzam o congestionamento em segmentos de modo muito populares, evitando ao máximo a interferência mútua entre modos incompatíveis. Embora as revisões do plano de bandas propostas tenham que ser aprovadas pelas sociedades-membro em cada Região, as recentes mudanças administrativas significam que as mudanças podem ser implementadas sem ter que esperar pelas conferências regionais.

Os radioamadores são incentivados a acompanhar o progresso por meio de sua sociedade-membro da IARU e dos respectivos sites da IARU, todos os quais podem ser acessados em www.iaru.org .

 

Print Friendly, PDF & Email