ITA lançará seu primeiro CUBESAT dia 19/nov/2018

Dia 19, segunda, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, estará com seu primeiro CUBESAT sendo lançado, junto com dezenas de outros CUBEs de outros países. O foguete já conhecido o Falcon 9 da empresa Space X  partirá da Base aérea nos USA.

Horário previsto 18:32 UTC

Vale lembrar que, os radioamadores são em sua grande maioria os responsáveis pelas licenças (visto usar nossas QRGs) dessas espaçonaves. No caso do ITASAT, o colega Douglas PY2AEC

http://www.amsatuk.me.uk/iaru/finished_detail.php?serialnum=435

Ademais, a AMSAT-BR que é parte da LABRE tem através de esforços pessoais de vários colegas a interagir com o grupo acadêmico e científico dos referidos órgãos. INPE, ITA e AEB.

Esta parceria tem estreitado o relacionamento e alguns projetos de comunicação espacial desenvolvido por radioamador  e tem sido aceito em alguns CUBEs. Neste do ITA existe e o do próximo CUBE brasileiro o BR2, terá um experimento de pacotes (store orward) desenvolvido pelo Edson PY2SDR.

http://www.inpe.br/crs/nanosat/missao/nanosatc_br2.php

Com o envolvimento de vários radioamadores em coleta de dados  e auxiliando em enviar as telemetrias tem facilitado este intercâmbio.

Creio ser uma oportunidade também de nos sentir útil e apresentar mais uma faceta do nosso hobby.

Por oportuno, creio que muitos sabem que o Rei Hussein (Rei da Jordania) era radioamador com Indicativo JY1. Pois bem, neste mesmo lançamento a Jordania terá seu primeiro CUBESAT e o príncipe,

Neto do  Hussein, colocou o nome do CUBESAT de JY1.

73  de Paulo PV8DX

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.