LABRE e a Consulta Pública Nº 39 da ANATEL

Comunicado da LABRE sobre Consulta Pública n.39 da ANATEL

A LABRE informa que está ciente dos problemas encontrados na Consulta Pública Nº 39 da ANATEL e está mobilizada para defender sua revisão. A LABRE sugerirá alterações e adequações para proteger as operações dos radioamadores e corrigir itens publicados na minuta, potencializando as recentes conquistas obtidas com a Resolução 697. Participe você também da consulta, informações em:

http://www.anatel.gov.br/institucional/sobre-as-consultas-publicas

Print Friendly, PDF & Email

20 Replies to “LABRE e a Consulta Pública Nº 39 da ANATEL”

  1. Definição de Radioamadorismo

    Conforme Norma do Serviço de Radioamadores Norma N 31/94 em Seus parágrafos Numero.
    2.DEFINIÇÃO
    2.1. O serviço de Radioamador é modalidade de serviço de radiocomunicações, destinado ao treinamento próprio, à intercomunicação e a investigações técnicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radiotécnica a título pessoal, que não visam qualquer objetivo pecuniário ou comercial ligado à exploração do serviço, inclusive utilizando estações espaciais situadas em satélites da Terra.

    Com esta norma todos os Radioamadores tem seus direitos garantidos em poder fazer suas experiências em qualquer tipo de modalidade em suas transmissões por estes motivos que sou contra a Consulta Publica N 39 no que se diz respeito ao BW máximo tanto em AM e SSB pois somos Amadores que tentamos de uma forma artesanal buscando sempre melhorar suas estações de radioamadorismo deste a confecção de suas antenas ate melhorias na sua transmissão ou a fabricação de seus próprios transmissores fazendo isto sem um Laboratório sofisticados sempre em BUSCA DE UM TREINAMENTO PRÓPRIO, E INVESTIGAÇÕES TECNICAS ,e com esta Consulta estaríamos sendo Amarrados e amordaçados perdendo o direito de fazermos nossas experiências no Radioamadorismo ,ate mesmos os equipamentos mais modernos que muitos de nos importamos que são liberados pela FCC- ID já transmitem com BW maior que este imposto nesta Consulta e a grande maioria dos Rádios ainda em operação aqui no nosso pais que foram fabricados nos anos de 1960,70 não possui menus que consiga configurar uma transmissão exata de BW 2.7 assim colocaríamos muito de nos em uma situação irregular com suas estações de Radioamadorismo proibindo o Radioamador de fazer suas experiências de transmissões com BW maior para melhorias em suas transmissões experiências estas que e feita por Radioamadores no Mundo Todo estará indo de Contra com direitos adquiridos por nos Radioamadores o que nos Radioamadores precisamos fazer em nosso Pais e utilizar a faixas destinada para nos, com as ultimas conquistas obtida com os aumento das Frequências nas Bandas a Espaço para todos os Radioamadores fazerem suas experiências sem interferir nas Frequências adjacentes sendo elas com transmissões de BW 2.7 ou BW maiores . Mesmo eu não sendo associado a Labre mais pelas ultimas conquistas obtidas em pro ao Radioamadorismo fico com a certeza que mais uma vez a Labre ira intervir para que nos Radioamadores possamos continuar como hooby conforme a norma 31/94 sem as amarras que poderá deixar nos radioamadores como um simples consumidores de produtos industrializados sem poder colocar em praticas novas pesquisas e aperfeiçoamento sem o fins lucrativos .

    Agradeço a Labre por Abrir Este Espaço

    Alexandre PY2HX

  2. Py2 COI Edson Alneida da Silva jr. Campinas SP….Antes de deixar minha opniao faço uma pergunta…
    Se um equipamento tem fcc id e a Anatel homologa e me da o direito de usa- lo no Brasil…..PQ a limitaçao em 2.7 hz ??
    Pra atender a quem essa limitaçao ??
    Educaçao …Etica e Bom Senso resolveriam este impasse.
    SOU CONTRA A LIMITAÇAO !!!!!
    PY2 COI.

  3. O que é realmente necessário no radioamadorismo?

    O processamento de áudio em AM/SSB é realmente necessário?
    Acredito que não seja “tão” necessário, a menos que realmente se leve em consideração o ato de falar, se pronunciar, se expressar, como evento preciso e com fidelidade a ser conseguida, fruto de pesquisa e trabalho intensos.

    Apesar de muitos não aceitarem, o processamento de audio em AM/SSB, este é um aspecto como outro qualquer dentro do nosso passatempo e como tal deve ser respeitado internamente no radioamadorismo.

    Contudo se trocarmos em miudos,
    retirando-se as comunicações de emergência, totalmente prioritarias, qualquer coisa que façamos como radioamadores é realmente necessária?

    Os concursos são necessários?
    DX é necessário?
    O bate-papo é necessário?
    FT8 é necessário?
    A comunicação via satélite e necessária?
    CW é necessário?
    RTTY é necessário?
    AM é necessário?
    Não, não, não…. não…..NÃO!

    Então, o que seria prioridade, e quem decide o que é prioridade?
    Prioridade é a comunicação de emergência. Sem esta em ação ninguém, sem exceção, deve ter prioridade “especial”sobre ninguém!

    Nosso hobby é uma coisa ÚNICA, ou pelo menos deveria ser.

    Fazemos parte de um serviço de compartilhamento de pesquisa e seu desenvolvimento, envolve pessoas iguais sem privilégios feudais ou corporativistas.

    A opinião corporativista não pode suplantar a opiniao da maioria, e esta foi externada de forma Plena, Cabal, Absoluta, nas contribuições efetuadas na consulta pública n° 39.

    Portanto, sejamos justos, respeitosos e principalmente honestos com nós mesmos, acatando fielmente a vontade da maioria, sem falcetes ou arranjos estruturados, planificados e orquestrados, marca daqueles que se dizem donos do Radioamadorismo Brasileiro, sob pena de criarmos um espaço de frequências inabitadas, face ações arbitrárias como esta que limita a banda passante de transmissão nos modos de AM e SSB.

    Humberto
    PY1TTN

  4. Boa noite, eu acho que tem outros assuntos mais importantes para ser discutidos , gosto de ser Radioamador, gosto de varias modalidades no radioamadorismo, dou graças a Deus quando escuto um áudio perfeito, temos hoje em dia vários QRM, interferência pra todo lado, na minha região 10 db + de ruido, fonte, lampadas etc, concessionaria de energia péssimas … quando escuto um áudio trabalhado com uma largura acima de 4khz faz bem para meus ouvidos, volta a falar tem outros assuntos importantes a serem discutidos. (VAMOS PENSAR EM TRAZER MAIS RADIOAMADORES NOVOS )

  5. Sou contra o estreitamento de bw pra 2.7 kw.
    Esta parecendo que infelizmente a labre esta sendo parcial, não estão representando a classe como um todo!
    Somos todos radioamadores mas parece que não esta somando e sim dividindo!

  6. Sou contra a limitação de bw pois no mundo inteiro existe a pratica de AM e tambem e SSB e tambem temos os nossos direitos de usar esta prática e experimentos porque é um hobby de experimentos e com construções caseiras de radios, microfones,antenas etc!

  7. Bom a tarde eu sou contra a limitação de banda pois vai de encontro as novas tecnologias tenho um moleque de 4anos e adora vê eu falar no rádio e quero muito que futuramente ele desfrute das novas tecnologias espero que a labre nos represente não sou afiliado a labre mais se assim ela representa boa parte que são contra eu posso até me filiar

    1. Prezado José, acho que vocE, assim como os demais colegas que não associiados, não precisam esperar nada para ser filiado a LABRE. Vamos fortalecer nossa associação para que ela possa ter mais condições de nos representar. 73 PS7DX, Ed

  8. Vivemos num país democrático.
    Ouço as opiniões de todos e as respeito, mas creio que a vontade da maioria
    precisa ser respeitada, basta entrar no resultado da consulta pública que pode ser visto aqui :

    https://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Relatorios/RelatorioDadosBd.asp?pCodProcesso=C2170&pCodTipoProcesso=1&pTipoRelatorio=1

    Observa-se que a grande maioria dos RADIOAMADORES que se manifestaram na consulta são contra a limitação de banda passante.
    Espero que a vontade da maioria seja respeitada e que a LABRE represente toda a classe Radioamadoristica Brasileira e não apenas
    a visão retrógada de alguns poucos, me desculpem, mas tenho meu direito de me manifestar também !

    “Adulterada” é a percepção de mundo de alguém que se julga melhor do que os outros, rejeita a diversidade e acha que pode DETERMINAR as regras
    Ignorando a vontade a maioria.

    Que seja feita a vontade da grande maioria, não é pra isso que as eleições, referendos e consultas são feitas ?
    Se não for pra seguir a vontade do radioamador para que então mesmo que houve a consulta ?

    PY2PW CAL

  9. boa noite a todos eu acho que limita largura de banda não vai mudar nada pois o mais importante é ética e moral entre radioamadores por isso sou contra essa limitação

    1. Boa tarde. Importante lembrar que o radioamadorismo não se faz sozinho.
      O radioamadorismo se compõe de diversas modalidades (experimentos, montagens, antenas, DX, Contests, modos digitais, CW, AM e áudio), portanto temos que respeitar as opções de cada um.

      Além disso as faixas a cada ano que passa estão mais vazias, estamos reduzindo a cada ano, há espaço para todos praticarem e colocarem em prática seus talentos e conhecimentos, temos que nos unir e não nos dividir! Já não basta a destruição que assolou o país e dividiu sua população. Porque temos que estar divididos? Já passou da hora de uma união forte da nossa classe.

      Sou um radioescuta e gosto de ouvir de tudo, AM, CW, SSB, escuto determinados radioamadores realizando experiências, estudando, pesquisando, investindo em equipamentos para melhorar sua transmissão. Há excessos? Sim! Claro que há, mas faz parte da experimentação, dos testes, dependem de outros para que suas experimentações possam ser reajustadas, é isso que faz do rádio algo de muito brilho.
      Lute pelo seu hobby, pense na coletividade, pense no seu semelhante (pense duas vezes, ele é humano e radioamador como você). Não gosta de áudio? O VFO é seu amigo e lhe permite navegar por muitos Hertz, mas não estrague o prazer de outros.

      Chega de divisão! Somos radioamadores, somo Verde e Amarelos, somos Patriotas.
      Que tenhamos Ordem e Progresso no radioamadorismo e a LABRE que não esqueça da sua responsabilidade em manter acesa os principios do Radioamadorismo que é investigação técnica, as experiências.

      Que Deus abençoe a todos os radioamadores brasileiros.

  10. Bom dia ,, sou o Marcos Py2 Zn ,, Botucatu SP ,, minha opniao seria canalizar o pessoal que faz transmissão larga ,, pois os rádios novos são com 3 kHz de fábrica no mínimo ,, assim como cw vai de 7mhz a 7050 MHz ,, poderia ser de 7100 MHz até 7150 MHz ssb com até 6 kHz de transmissão ,, um assunto a ser ,, pensado !!
    Forte 73 a todos !!

  11. Estados Unidos, Alemanha, Uruguai, Argentina entre outros adotaram o padrão IARU-R2 porém deixaram de lado essa matéria ridícula a respeito da limitação da largura de banda. Isso não beneficia ninguém. Estamos a tanto tempo sem esse tipo de limitação e vivendo normalmente, para que isso agora???

  12. Vários países DESENVOLVIDOS que adotaram o padrão IARU-R2, descartaram o limite de largura de banda… Queria saber porque que isso incomoda tanto no Brasil.

  13. Como limitar a Largura de Banda em SSB a 2700 Hz , se os próprios fabricantes nos modelos atuais, lançam seus equipamentos com Largura de, Icom 2.800 Hz (100-2900), Yaesu 2.900 Hz (100-3000) e Kenwood 3000 Hz? Esses fabricantes estariam desrespeitando as normas da IARU?
    O que iremos fazer aqui no Brasil, enviar nossos equipamentos para intervenções técnicas para tirar a originalidade dos equipamentos?
    Alguém poderá dizer, “Basta configurar os equipamentos para transmitir na Largura correta”, e quem garante que os fiscais da Anatel terão discernimento sobre isso se muitas vezes eles tem interpretações diferentes entre eles mesmos.
    Portanto, acredito que a Largura de Banda deveria seguir o que é o padrão nos equipamentos atuais, afinal marcas como Icom, Yaesu e Kenwood tem seus equipamentos homologados pelo FCC e nós Brasileiros homologamos nossos equipamentos junto à Anatel baseados nessa homologação do FCC.
    Espero que a Labre, da qual sou filiado, venha colaborar para a correção do eu chamo de equivoco.

    1. Porque tanto egoísmo? Não pense em você apenas, não se faz radioamadorismo sozinho. O radioamadismo se compõe de diversas modalidades (experimentos, montagens, antenas, DX, Contests, modos digitais, CW, AM e áudio), portanto respeite as opções de cada um.

    2. Porque tanto egoísmo? Não pense em você apenas, não se faz radioamadorismo sozinho. O radioamadorismo se compõe de diversas modalidades (experimentos, montagens, antenas, DX, Contests, modos digitais, CW, AM e áudio), portanto respeite as opções de cada um.
      Além disso as faixas a cada ano que passa estão mais vazias, estamos reduzindo a cada ano, há espaço para todos praticarem e colocarem em prática seus talentos e conhecimentos, temos que nos unir e não nos dividir! Já não basta a destruição que assolou o país e dividiu sua população. Porque temos que estar divididos? Já passou da hora de uma união forte da nossa classe.
      Sou um radioescuta e gosto de ouvir de tudo, AM, CW, SSB, escuto determinados radioamadores realizando experiências, estudando, pesquisando, investindo em equipamentos para melhorar sua transmissão. Há excessos? Sim! Claro que há, mas faz parte da experimentação, dos testes, dependem de outros para que suas experimentações possam ser reajustadas, é isso que faz do rádio algo de muito brilho.
      Lute pelo seu hobby, pense na coletividade, pense no seu semelhante (pense duas vezes, ele é humano e radioamador como você). Não gosta de áudio? O VFO é seu amigo e lhe permite navegar por muitos Hertz, mas não estrague o prazer de outros.
      Chega de divisão! Somos radioamadores, somo Verde e Amarelos, somos Patriotas.
      Que tenhamos Ordem e Progresso no radioamadorismo e a LABRE que não esqueça da sua responsabilidade em manter acesa os principios do Radioamadorismo que é investigação técnica, as experiências.
      Que Deus abençoe a todos os radioamadores brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.