Últimos dias para participação da CP-51 sobre interferências de fontes não intencionais

A Consulta Pública n.51 da Anatel, tomada de subsídios para buscar elementos que auxiliem na futura atualização do Regulamento do Uso do Espectro, será encerrada na próxima terça-feira dia 18/08/2020.

Entre vários temas a serem abordados está o possível tratamento regulatório para as emissões não intencionais. De maneira sucinta as fontes de emissões não intencionais são aquelas derivadas de equipamentos que não foram concebidos para emissão de rádio frequências, mas devido às características de sua eletrônica embarcada e rede interconectada, acabam emitindo rádio frequências e perturbações elétricas com potencial de provocar interferências nos serviços de telecomunicações e aumento no nível de ruído radioelétrico.

São exemplos clássicos desses produtos interferentes os eletrodomésticos, lâmpadas econômicas, LED, fontes chaveadas, controladores de potência, inversores, retificadores, etc.

Informações gerais sobre essa tomada de subsídios podem ser encontradas neste link. Orientações para participar desta consulta pública poderão ser encontradas neste link.

Seja você também um associado LABRE. Informações em http://www.labre.org.br

Print Friendly, PDF & Email

5 Replies to “Últimos dias para participação da CP-51 sobre interferências de fontes não intencionais”

  1. Vamo la pessoal é facil….. Eu acrescentei a questão da iluminação publica a LED q vai vir com força!!!!!!
    “Um agravamento importante de forma LOGARÍTMICA e DESCONTROLADA, será com a natural substituição e implantação da iluminação pública atual, pelas com LED , e que estarão presentes NAS RUAS das cidades de todo o País. A grande maioria destas lâmpadas, são importadas de países onde não atendem a quase nenhuma norma de mitigação de EMC, e, será gerado assim um agravamento exponencial nas interferências eletromagnéticas que chega fácil no espectro de VHF com grande intensidade atingindo em cheio as comunicações essenciais de utilidade pública como SEGURANÇA e BOMBEIROS, ATENDIMENTO MÓVEL de atendimento de urgência SAMU , Etc… , não esquecendo dos serviços privados e comerciais na presente faixa.
    Os Rádios digitais em partes destes serviços acima mencionados, sofrem conjuntamente já q se observa elevados taxas de BER ( BIT ERRORS ), devido a diminuição da “Relação Sinal Ruído” , diminuindo assim a performance e o alcance dos rádios tanto móvei quanto portáteis que trafegarão nas ruas ao lado DA ILUMINAÇÃO PÚPLICA”

    Indicativo : PU5MNM
    Labreano : NÃO ASSOCIADO
  2. Uma LABRE mais forte com a ajuda e união de todos.

    Indicativo : PS7-MB
    Labreano : CONTRIBUINTE LABRE/RN
  3. Sim eu fui a uns anos passados e já faz um tempo que deixei por conta da situação financeira que esta a situação dos aposentados do INSS ,não pude continuar sim. mais eu tenho muita vontade de fazer isto de novo se tiver ao nosso alcance sim.sendo por que eu pretendo fazer a minha promoção de classe C pra B Qsl .
    PU2XRP ,Jose Trijillio , De Ilha Solteira //S,Paulo .

    Indicativo : pu2xrp
    Labreano : NÃO ASSOCIADO

Deixe uma resposta

O campo marcado com asterisco vermelho, é de preenchimento obrigatório. "palavras ofensivas ou de baixo calão não serão publicadas"

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deseja associar-se? procure a LABRE do seu Estado e se necessário entre em contato com secretaria@labre.org.br. Agradecemos seu interesse em apoiar as ações da LABRE, em benefício de todos nós. Lembramos que o interessado pode associar-se a LABRE de qualquer Estado, nos termos do Art. 35 do Estatuto da LABRE

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.