Foi publicada no Diário Oficial da União a portaria Nº 1771, de 09 de dezembro de 2020. Esta portaria trata das provas online para obtenção do COER, que foram instituídas em junho por outra portaria, a Nº 792.
 
Em relação à anterior, a nova norma traz como novidade a aplicação, além das provas para COER, também das provas para obtenção do CORT, ou Certificado de Operador Radiotelefonista, destinado a outros serviços alheios ao radioamadorismo. Além deste acréscimo, não traz outras mudanças significativas em relação ao que hoje é praticado nos exames via internet. Todos os procedimentos e exigências permanecem como foram instituídos em junho. 
 
Porém, a Anatel deu pistas de que pretende manter as provas online por tempo indeterminado. Pela portaria anterior, esta nova modalidade de aplicação só vigoraria durante a pandemia da COVID-19 como forma de atender emergencialmente a demanda dos que queriam ser radioamadores e não podiam fazer as provas presencialmente por conta do encerramento deste tipo de atendimento por parte da ANATEL. 
 
Agora, a julgar por documentos constantes no processo que resultaram na nova portaria, a intenção seria a de tornar a prova online uma opção juntamente com a prova presencial, visto que pessoas portadoras de deficiências que as impeçam de utilizar o computador não podem ser atendidas pela forma de avaliação online, restando as provas presenciais. Assim, o próprio candidato poderia escolher como quer realizar seu exame: presencialmente ou online. Porém, as provas presenciais, além de não ter qualquer previsão de retorno, ainda dependerão de haver demanda suficiente. As provas para classe B continuam restritas apenas ao modo presencial, não sendo possível a realização das mesmas de forma online.
 

RELATÓRIO DE APROVADOS NOS EXAMES ONLINE

 
Ainda dentro do processo que gerou a nova portaria, há dados a respeito do número de aprovados pelos exames online desde junho  até outubro deste ano. Pelo relatório, 865 pessoas se inscreveram para obter o COER. Destas, 588 foram aprovadas e de fato obtiveram o documento. Abaixo compilamos duas listas com mais detalhes sobre estes números.