Início » Notícias » Câmara de Campinas sedia palestras sobre radioamadorismo

Câmara de Campinas sedia palestras sobre radioamadorismo

Por Assessoria de Comunicação

Por iniciativa do vereador Luiz Rossini (PV), a Câmara de Campinas recebeu nesta segunda feira (11/11), durante a primeira parte da sua reunião ordinária, alguns radioamadores daquele município. O evento faz parte das comemorações do Dia do Radioamador, celebrado no Brasil em 05 de novembro.
Estiveram presentes e compuseram a mesa, juntamente com o edil proponente da seção, os colegas Fábio Bueno PY2FI, Fábio Poli PY2LY, Henrique PY2GVU, Reinaldo Schneider PY2RTR e o Monteiro PY2BBC, mais antigo radioamador do município.
O Fábio Bueno iniciou as falas dos radioamadores, proferindo uma excelente palestra sobre os primórdios do radioamadorismo naquela cidade e no mundo e explicando o funcionamento do radioamadorismo. Também foi exibido o vídeo da ARRL “Amateur Radio Today”, mostrando um pouco da atuação do radioamador notadamente em desastres naturais. Por fim, o colega falou sobre o radioamadorismo do futuro, abordando o mundo do Digital Voice, por meio da rede DMR.
Em seguida, Fábio Poli PY2LY continuou a explanação sobre a rede DMR e houve a demonstração do seu funcionamento com um QSO ao vivo por meio de um HT digital. Ele fez contato com um colega brasileiro que se encontra nos Estados Unidos, o Colin PY2CGB/N5GG. O Colin, por sua vez, fez uma explanação sobre a intensa cooperação entre radioamadores e a defesa civil americana. Ele deu o exemplo do caso do estado do Texas, onde os colegas de lá prestam serviço tanto no alerta de aproximação de tornados quanto na efetiva resposta, quando redes de comunicação são danificadas.
Numa ação recente a alguns anos atrás, Colin lembrou que um tornado arrasou uma cidade próxima e as comunicação ficaram inoperantes. Durante duas semanas, foram os radioamadores que providenciaram suporte para que a cidade pudesse ter radiocomunicação, auxiliando não só a defesa civil, mas também a polícia e outros serviços públicos.
Por fim, falou o Henrique PY2GVU, tratando sobre a história do patrono do radioamadorismo brasileiro, o padre Roberto Landell de Moura. Henrique também explicou como se tornar um radioamador e deu um exemplo pessoal do serviço de utilidade pública que os radioamadores prestam em situações de calamidade.
Fonte: Por Alisson, PR7GA

Postagem Relacionadas

DEIXE UM COMENTÁRIO