A LABRE recebeu um email de Jean-Robert Gaillard, HH2JR, presidente do Rádio Clube do Haiti, associação nacional dos radioamadores daquele país, anunciando o início das operações de um repetidor na banda dos 10 metros. Ele opera em FM e está disponível para utilização por quaisquer radioamadores ao redor do mundo, a depender, é claro, das condições de propagação. Os dados do repetidor:

Freq. de SAÍDA (TX) 29,620 MHz
Freq. de ENTRADA (RX) 29,520 MHz
SUBTOM: 103.5
INDICATIVO: HH2BM
ANTENA: Cushcraft AR10

O Rádio Clube do Haiti informa também que o repetidor atualmente está transmitindo sua identificação provisoriamente como HH70X/R, mas em breve eles irão mudar para seu indicativo definitivo, HH2BM/R. O indicativo foi escolhido especialmente para homenagear o colega Bernard MONTES HH2BM (SK) o qual sempre sonhou com este projeto, agora concluído.

O receptor do repetidor está localizado no topo do monte Obléon, enquanto o transmissor está no topo do monte Boutillier, distantes cerca de 9 km um do outro, como é comum em repetidores para a banda dos 10 metros devido à grande dificuldade na construção de cavidades ressonantes (duplexadores) para esta faixa.

Convidamos a todos os colegas radioamadores brasileiros a tentar acessar o repetidor. Bons contatos a todos!

IMPORTANTE

Conforme vemos na Resolução 697 e no Ato 9106, ambos da ANATEL, que definem faixas, subfaixas e modos e suas atribuições/restrições a cada classe, informamos que a operação dos repetidores na faixa dos 10 metros é aberto a radioamadores de quaisquer classes.

Tabela com a atribuição de faixas para as classes de COER

Trecho da Res. 697

Trecho do Ato 9106 que define a atribuição dos modos permitidos para a faixa dos 10 metros

Trecho do Ato 9106