Entre os dias 5 e 8 de dezembro, na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal, RN, foi realizada a edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). A competição aconteceu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e contou com a presença de representantes de várias instituições que apoiam o evento. Pela LABRE, participou do evento o 1º Vice-Presidente, Roberto Pereira, PT7YV. A LABRE tem sido uma importante instituição parceira da OBSAT, já que os Radioamadores têm ativamente contribuído com sua expertise no campo das comunicações.
O Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), localizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), foi o palco tanto da etapa regional nordeste, que aconteceu na terça (5/12), quanto da etapa nacional, realizada na quarta (6/12). Participaram equipes do ensino fundamental II, ensino médio e superior.
Na ocasião, a LABRE foi homenageada pela organização da OBSAT com uma placa, destacando a parceria de primeira hora.
Dentre os projetos apresentados, estudantes do IFCE Campus Juazeiro do Norte desenvolvem satélite lançado em foguete sub-orbital. A equipe formada pelos estudantes José Eleutério, Natanael José e Letícia Vieira e orientada pelo professor Rodrigo Queirós conquistou o 3° lugar nacional na Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI, e teve seu satélite selecionado para o lançamento sub-orbital, lançado nessa sexta feira (8). É a primeira vez que satélites desenvolvidos por estudantes do ensino médio são lançados, e a equipe do IFCE Juazeiro foi a única selecionada do Ceará.
A OBSAT é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e conta com o apoio da LABRE.