No dia 21 de fevereiro, a LABRE participou de Audiência Pública na ANATEL sobre a revisão do Regulamento de Uso do Espectro (RUE), através do Grupo de Defesa Espectral, GDE, com a presença do nosso colega João Saad, PY1DPU, assessor técnico da LABRE Nacional e membro do GDE. Essa participação se enquadra dentro do espectro de atuação do GDE e objetivou acompanhar a evolução das discussões sobre o RUE sob a ótica da Defesa Espectral contra a presença de ruídos gerados por dispositivos de radiação não intencional, que são todos os eletroeletrônicos que não se destinam às telecomunicações. A Audiência Pública realizou-se no Escritório Regional do Ceará em Fortaleza, que abrange os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Aproveitando a sua passagem por aquela capital nordestina, Saad apresentou, no dia seguinte, uma palestra a convite da LABRE Ceará, sobre Ruídos gerados por dispositivos de radiação não intencional, assim como abordou o tema Aterramento e Proteção de estações de radioamador. A apresentação, voltada para os radioamadores, ocorreu no mesmo auditório da ANATEL em Fortaleza, contando com um importante apoio às nossas atividades por parte daquela Gerência Regional da ANATEL.
Nesta palestra foi apresentado um resumo sobre as questões relacionadas com a geração de ruídos por esses dispositivos, abordando o aspecto histórico e as consequências às radiocomunicações no mundo e no Brasil através de casos reais. Ainda sobre os ruídos, apresentou os mecanismos de geração e acoplamento às nossas estações, incluindo alguns exemplos de métodos de mitigação. Em sequência apresentou conceitos básicos de aterramento e proteção de estações amadoras, mostrando alguns problemas clássicos e recursos básicos para solucioná-los.
Foram apresentações sem aprofundamento pela quantidade de informações em tempo limitado, mas que serviram para alertar sobre questões bastantes frequentes que afetam o desempenho e segurança das nossas estações, como o aterramento inadequado e suas consequências, ou situações favoráveis à captação de ruídos.
Iniciativas como este encontro promovido pela LABRE também são importantes oportunidades para a maior integração entre colegas de distintas regiões, propiciando a troca de contatos e informações que só tende a fortalecer o radioamadorismo brasileiro.