Início » Notícias » LABRE reúne-se com ANATEL sobre mudanças na legislação do serviço de radioamador

LABRE reúne-se com ANATEL sobre mudanças na legislação do serviço de radioamador

Por Alisson, PR7GA

A LABRE esteve reunida com a ANATEL no dia 18/11 para discutir as mudanças na legislação que rege o Serviço de Radioamador no Brasil, especificamente a revisão da Resolução 449/2006. A Agência atualizou a LABRE quanto ao andamento interno da revisão, que atualmente encontra-se com o Conselho Diretor para apreciação.  Em breve todo o arcabouço regulatório que rege os diversos serviços de telecomunicações será consolidado dentro de uma única resolução, denominada “Regulamento Geral de Serviços de Telecomunicações” ou RGST.

A LABRE está empenhada em modernizar as regras que regem nosso serviço, especialmente o conteúdo das provas, já que fomos informados há mais de um ano que a Telegrafia não será mais cobrada como critério para ascensão de classe em função do alinhamento da legislação brasileira às recomendações da ITU e ao que é praticado em outros países.

A LABRE tem defendido que deveriam ser utilizados outros critérios para demonstrar os conhecimentos necessários aos candidatos em função do fim do exame de Telegrafia, entendimento que a ANATEL também compartilha. Assim, a agência revelou alguns possíveis critérios objetivos que poderiam ser exigidos, sempre no sentido de estimular nos candidatos o necessário engajamento e participação nas atividades radioamadoras em suas diferentes vertentes.

Após a apreciação pelo Conselho Diretor da ANATEL, uma minuta de resolução será submetida a Consulta Pública. A expectativa é que isto ocorra no início de 2022. Seguindo o rumo que vem tomando, a ANATEL deverá manter no corpo da nova resolução apenas os itens principais que definem o serviço de Radioamador, deixando os aspectos operacionais para serem definidos posteriormente por meio de Atos administrativos. Isto se deve à constante atualização e às mudanças na forma como os radioamadores fazem uso dos recursos disponíveis, sempre atualizando e criando novas formas de praticar o hobby.

Outros pontos levantados pela LABRE na reunião foram a falta de indicativos vagos devido ao esgotamento das combinações de sufixos existentes, problema que poderá ser solucionado com a criação de novos prefixos para atender aos estados que estão com poucos indicativos vagos. Também foi levantada novamente a questão das dificuldades com relação às provas.

Assim que for publicada pela ANATEL, a LABRE dará ampla divulgação da futura Consulta Pública de forma que todos os que desejarem sugerir também o façam, visando a modernização do Serviço de Radioamador no Brasil.

Postagem Relacionadas

30 comments

Francisco Vitorino 30 de novembro de 2021 - 21:29

Penso que os critérios para ingresso e troca de classe no serviço de radioamadorismo devem ser, realmente, revistos. No entanto, é bom lembrar que a “pirataria” cresce em número desproporcional ao dos que querem ser bons radioamadores. O assunto deve ser debatido até a exaustão, pois quanto mais radioamadores técnicos existirem, teremos, com certeza, um serviço mais qualificado. Aguardaremos com atenção as novas determinações da Anatel.

Reply
WALDESNEI BODANI KEMPE 30 de novembro de 2021 - 22:26

Admiro muito o “CW”,o meio de comunicação mudaram e muito a função de radiotelegrafista de bordo perdeu seu emprego e portanto este meio de comunicação pode ser mantido para promoções a classe A, sugiro em substituição do CW para o acesso a classe B conhecimento básico do Idioma
Castelhano terceiro mais falado no mundo e por nosso vizinhos também 73 .

Reply
Gerson Oliveira 1 de dezembro de 2021 - 07:07

Bom dia,acho que a telegrafia e uma modalidade por isso,faz se quem gosta e quer,o tempo de prefixo na faixa que o rádio amador tem poderia ser levado em conta também.O ser rádio amador e por amor,pois não sou contra a tecnologia mas está está fazendo o amor perder o gosto,de fazer uma antena rádio etc,grato por lembrarem de nós pois pelo imenso Brasil ah poucos rádios amadores,Deus os abençoe sempre.

Reply
Walter Roberto Cavicchioli 1 de dezembro de 2021 - 11:24

Quanto ao esgotamento de sufixos, todo RA promovido quer de 2 letras. Em SP há bastante indicativos com 3 letras. De duas letras esgotado. Até o inominável condensador unidade. 73

Reply
Adilson Fernandes Dias 1 de dezembro de 2021 - 18:11

Até que enfim Labre, sendo o Radioamadorismo uma forma de inclusão social, a telegrafia para a quem possui dislexia é uma tarefa faraônica e muitas vezes impossível de ser realizada impedindo a promoção de classe o que como está torna o Radioamadorismo um pouco “exclusivo”, além de ser apenas uma entre várias modalidades e devem ser praticadas apenas por quem quer.
É importante mudar as regras, modernizá-las e claro ter legislação, ética operacional como pilares principais para aprovação de um candidato, acrescentando conhecimentos básicos de rádio, eletrônica e eletricidade.

Reply
Luiz Eduardo de Souza 2 de dezembro de 2021 - 06:26

Demoro, que seja efetivado logo esta mudança, seja bem vinda

Reply
Jorge José solciloto 2 de janeiro de 2022 - 13:47

Bom dia Boa tarde e boa noite a todos.
Eu acho que deveria ser focado mais em ética operacional,códigos fonéticos,no quesito radioeletricidade deveria somente ser sobre cálculos de antenas e linha de transmissão,hoje compram se aparelhos já prontos para uso e ninguém que não seja técnico seria louco de tentar consertar um equipamento,quanto ao cw (apenas uma das modalidades de comunicados que ao meu ver faz quem quer ou gosta),sempre achei um absurdo ser quesito para promoção de classe,deveriam analisar o tempo que o cidadão já é da classe C e caso já estivesse há bastante tempo e com mais de 60 anos deveria passar uma prova ou avaliação diferenciada ,” cadê os direitos do idoso”,ou aqui não se aplica?/!
Fica a

Reply
Mauricio 10 de janeiro de 2022 - 00:02

Boa noite .Fiz a prova, passei na de legislação e fui reprovado na de ética. São dificeis essas provas !

Reply
Assessoria de Comunicação 10 de janeiro de 2022 - 12:59

É só estudar mais um pouco. As questões são extremamente fáceis para quem está familiarizado com a forma de operar um rádio. É só revisar as apostilas e tentar novamente.

Reply
Omar Azevedo 2 de dezembro de 2021 - 08:13

Chega de Cw, isto deve ser uma modalidade a parte, e não para mudança de classe.

Reply
Marcelo Graziano 2 de dezembro de 2021 - 08:32

Muito boa decisão, há muitos anos tem sido batida a mesma”tecla”, mudanças e atualizações são necessárias para modernização em todos os critérios da Anatel.

Reply
Euripedes de Sousa Neves 2 de dezembro de 2021 - 09:43

Sou pp2bbd …assiduo estimante do cw…mas se for para o bem de todos concordo que seja excluido o exame de radiotelegrafia…xodó para alguns e assombroso para muitos…

Reply
Nelson W Korb 2 de dezembro de 2021 - 09:45

Deve haver 8ndicativos vagos,,sim,pois muitos ham entraram em SK outros QRT .Aqui eramos em 15 restam 5

Reply
Perci 2 de dezembro de 2021 - 10:08

Querem acabar com o bem mais precioso e autentico que é a telegrafia, todos nós ex profissionais do cw entramos no radioamadorismo para continuarmos praticar telegrafia e ensinar os novatos porque gostamos muito do cw, se não for mais obrigatório não teremos aprendizes e a telegrafia chegará ao seu fim.

Reply
Marcos Martins 2 de dezembro de 2021 - 10:26

Como eu faço pra tirar a carteira para o rádio

Reply
Alisson, PR7GA 7 de dezembro de 2021 - 19:59

Não existe “carteira para o rádio”, amigo. Seja mais claro por favor.

Reply
PAULO ROBERTO GALLO 13 de dezembro de 2021 - 16:03

Caro Marcos, boa tarde. Para ingressar neste incrível mundo do radioamadorismo, você precisa obter seu COER – Certificado de Operador de Estações de Rádio Amador. Este documento atualmente é emitido pela ANATEL, e os procedimentos estão descritos neste link: https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/outorga/radioamador. Lhe desejo sucesso, e que você possa estar em breve junto conosco. Paulo, PU2STZ

Reply
ADEMILTON DA SILVA LEITE 20 de fevereiro de 2022 - 14:58

Ótimo que acabe esta exigência do CW o mundo mudou a propagação também, podemos focar em outras maneiras de avaliar.
Que venham novas materias e novas exigências.

Reply
Jorge rocha ribeiro 3 de dezembro de 2021 - 08:12

Entendo q deveria ser cobrado na prova de classe C para b ,na falta de candidatos conhecimentos de modos digitais como dmr, echolink, aprs, e sinais digitais ft8 e afins. E que fosse facultativo o cw, já que poderia ser opcii al se o candidato fizesse prova de cw ou conhecimentos de modalidades digitais como os citados acima

Reply
Paulo R Batista 3 de dezembro de 2021 - 09:38

Acho muito importante essa atualização da regulamentação de um modo geral, afim de facilitar o acesso ao radio amadorismo no Brasil.

Reply
Jorge José solciloto 2 de janeiro de 2022 - 13:56

Somente legislação e ética operacionalnada desse negócio de exigir conhecimento sobre essa ou aquela modalidade,depois o camarada vê em qual ele vai desenvolver.
Quanto a rádio eletricidade deveria ser somente sobre antenas e linhas de transmissão e as causas da famosa rfi.

Reply
Nelson gomes nunes 3 de dezembro de 2021 - 12:30

Muito bom isso ai

Reply
Celivaldo Dal Canalli 20 de dezembro de 2021 - 14:36

CW não pode ser “exigência” de promoção de classe como é hj… até mesmo pq existem vários radioamadores Classe A que são apenas “bons CWblistas”…
Não sabem usar um multiteste… calcular uma dipolo… soldar um conector…fazer a leitura de um medidor de ponteiro cruzado…

Reply
carlos 24 de janeiro de 2022 - 10:46

verdade Celivaldo…eu mesmo conheço classe A que não sabe ouvir CW…estudou apenas para a prova…e não entende absolutamente nada de eletronica

Reply
carlos 24 de janeiro de 2022 - 10:44

Sou classe C a um ano…e estou estudando muito CW…é dificil…mas acho que até o fim desse ano estarei preparado…acho que os criterios de promoção deveriam ser mais voltados para o conhecimento do equipamento e suas modalidades juntamente com o compromisso do operador em ser util a sociedade promovendo atividades de ajuda humanitaria….por exemplo…fazer um dia de coleta de reciclaveis para as pessoas que vivem disso ou algo do tipo…o CW é muito importante…mas não deve excluir pessoas de bom coração e que tem paixão pela RF de usarem o espectro .

Reply
Assessoria de Comunicação 26 de janeiro de 2022 - 19:55

Todo o conteúdo das provas será reformulado após o fim definitivo da exigência do CW, que já é certo.

Reply
Marcos rogerio de o.moreira 23 de fevereiro de 2022 - 20:03

Parabéns a Labre novamente na luta em defesa e esclarecimentos a nossa categoria e modalidade De radioamadores aguardando a solução da resolução 449/206 e dialogando e debatendo a uma solução de início dos radioamadores fazer a promoção de classe com provas e matérias no caso passar de C para B não anda e não encontram uma MATERIA no lugar do CW ou a possibilidade do classe C(PU)com mais de 7 anos de FISTEL poderá fazer prova direto a classe A(PY)possibilidade debater dialogar resolver essa resolução 449/206 dialogando hoje em dia existe classe C com mais de 10 anos de fistel tá na hora da promoção fazendo prova de C para B Ou de B PARA A até que em fim existe a o debate o diálogo iniciado via LABRE nós duas Representando nessa Batalha aguardo e agradeço na esperança de fazer a prova sem o CW(código morse) oldesde já aguardo solução para todas as classe C /B/e Classe A com provas Presenciais depois da Pandemia forte 73 a Labre/RJ a Anatel/RJ de PU1MRG operador Marcos estação tipo 1

Reply
RILKE MARCONI PINTO THAUMATURGO 17 de março de 2022 - 18:42

Acredito que CW deveria ser opcional , a maioria dos radioamadores estão vivendo de saudosismo , pode observa que a maioria já são radioamadores antigos , a juventude perdeu o interesse por essa modalidade bastando observar a idades dos integrantes desse hobby , a dificuldade que se cria para utilizar este hobby dificulta o interesse , já que o mundo esta todo conectado em suas comunicações e facilidades, não adiante fica dizendo se houver uma guerra o ultimo meio de comunicação será o radioamadorismo, pois se houve uma guerra hoje em dia não sobrará ninguém. O radioamadorismo tem de se reinventar , facilitar o uso para seus utilizadores.

Reply
Mauro 1 de maio de 2022 - 19:34

Na minha opinião a prova de CW tem que ser excluida o mais rápido possível , como já esta acontecendo no mundo todo,não impor barreiras para que isso aconteça e ter facilidades para incentivar muitos jovens Brasileiros a aderir o Hobby e não deixar morrer,se continuar nessa tocada com muitos querendo difucultar a entrada de quem tem interesse a verdade é uma só ou seja Rádio Amadorismo Brasileiro vai ter um fim triste,com certeza vai morrer e quem é contra vai morrer junto.

Reply
Wilbor 9 de maio de 2023 - 13:04

CW já deveria ter sido extinto… entendo que temos que facilitar a entrada das pessoas, logicamente garantindo um mínimo de conhecimento… em minha opinião um curso on-line obrigatório e que sirva de fonte de consulta futura seria uma grande ajuda.. agora as provas serviriam apenas certificar que o conteúdo desse curso foi absorvido… Hobby que tem muita restrição de entrada afastam os participantes..

Reply

DEIXE UM COMENTÁRIO