A LABRE reuniu-se novamente com a ANATEL em 02/07/2021 para discutir questões relativas às provas online. Foram apresentados os números colhidos pela LABRE por meio da Pesquisa Online a respeito da demanda pelas provas a nível nacional, organizados por estado e por classe pretendida. A ANATEL irá, com base nesses números, realizar ações para tentar diminuir o déficit de exames.

A LABRE sugeriu que fosse criado um cadastro prévio para facilitar o acesso dos interessados e organizar melhor a oferta e a demanda pelas vagas, de forma que cada pessoa se inscrevesse neste cadastro e a ANATEL fosse direcionando as vagas ofertadas aos cadastrados, de forma cronológica, já que hoje em dia não há uma forma acessível nem de consulta nem de inscrição para o preenchimento dessas vagas, devendo os interessados realizar inúmeras tentativas acessando o sistema SEC e realizando a consulta manualmente estado a estado.

A ANATEL acolheu as sugestões da LABRE e irá realizar consultas internas para a possível criação deste cadastro prévio, possivelmente já em Agosto, dentro de suas condições operacionais. A LABRE ofereceu-se para prestar qualquer auxílio neste sentido, já que na pesquisa realizada dispomos do contato por email de centenas de interessados em realizar os exames. A LABRE novamente apresentou à ANATEL a questão da dificuldade no pós prova, especificamente para a realização do licenciamento de estação, que tem se revelado o principal problema para os candidatos, especialmente para o ingresso de novos radioamadores no nosso Serviço.

Uma nova reunião para continuar as discussões sobre o tema está programada para acontecer nas próximas semanas. A LABRE seguirá com a cooperação com a ANATEL para facilitar o acesso ao radioamadorismo e assim promover seu crescimento em todo o território nacional, como sempre tem feito ao longo de seus mais de 87 anos de existência.