A LABRE-RS irá promover, com o apoio da ARAF (Associação de Radioamadores de Florianópolis), um seminário online com diversas palestras sobre o NanoVNA, uma fantástica e acessível ferramenta que é muito útil para o dia do radioamador que gosta de experimentar na área de antenas, além de outras aplicações.

O Seminário começa a partir deste domingo, 24 de outubro de 2021 às 20 horas, horário de Brasília, e colegas experientes estarão revezando-se na sua ministração. Não é necessário se inscrever para participar. A cada semana, o link para o evento será liberado no dia do evento na página da LABRE-RS. Para este domingo, dia 24, o link para participar é:

https://us02web.zoom.us/j/82937995149
ID da reunião: 829 3799 5149

Simultaneamente, as aulas serão transmitidas pelo YouTube e FacebookAlém disso, as aulas serão gravadas e posteriormente disponibilizadas no canal da LABRE-RS no YouTube.

OBJETIVOS DO CURSO

1) Demonstrar ao R.A. interessado em expandir conhecimentos sobre antenas e circuitos de RF que é possível montar um mini lab em casa gastando uma fração de $$ em comparação a 10 anos atrás.
2) Criar o embrião de um grupo de atividades práticas em antenas e eletrônica.

PALESTRAS

  • PY3PR – Princípios elétricos de uma antena e de um circuito – Recapitulando os princípios elétricos de uma antena e de um circuito. Como o comprimento do cabo coaxial transforma a impedância e a R.O.E. do sistema irradiante?
  • PY3IG – Apresentação do NANOVNA: Recursos e Aplicações – No que consiste e quais os recursos do NANOVNA? Opções de modelos existentes. Vantagens: por US$ 50, compete com VNA comercial (U$ 10000), replica e vai além do MFJ 269 (US$ 430); analisa graficamente; visualiza e facilita corrigir distorções na Z da antena; sintonia de filtros, perdas; range de 50 KHz a 900 MHz.
  • PY3IG – Calibração do NANOVNA: teoria e prática – Explorando os menus e calibração.
  • PY3FF – Uma breve introdução à carta de Smith e outros parâmetros na análise com VNA – Carta de Smith, parâmetros S, Impedância Z, Admitância Y, Perda de retorno.
  • PY3IG – Ampliando os recursos do NANOVNA no nosso PC – Software para importar os dados do NanoVNA e analisá-los no computador
  • PY3IG e PY3UA – NANOVNA na análise de filtros, baluns, chokes etc. – Demonstração prática
  • PY3PR e Engº Alberto Bittencourt – Identificando núcleos toroidais desconhecidos
  • PY3IG – NANOVNA: Determinação da impedância de uma antena – imbatível para medir a verdadeira Impedância da antena em relação ao cabo coaxial

Para maiores informações, acesse os sites da LABRE-RS:

https://www.facebook.com/labre.rs/
https://labre-rs.org.br/