A LABRE-SP, por meio de sua nova diretoria, divulgou um comunicado em suas redes sociais (veja no Instagram e no Facebook) a respeito da situação precária em que se encontrava a sala do Bureau daquela estadual. Por conter fatos graves e que afetam potencialmente radioamadores filiados a outras estaduais da LABRE, publicamos abaixo a íntegra do comunicado.
À comunidade radioamadorística nacional em geral e aos sócios da LABRE-SP em especial
É sabido por toda a comunidade radioamadorística nacional que a LABRE-SP possui uma nova diretoria desde outubro de 2024, quando a antiga foi destituída por unanimidade dos presentes na Assembleia Geral convocada para esse fim.
Naquela ocasião, foram levantados, a partir do trabalho do Conselho Estadual e da Comissão Fiscal, uma série de problemas sérios que envolviam a direção anterior: problemas administrativos, financeiros, patrimoniais, de relação com associados e um enorme etc.
Passados pouco menos de 100 dias da nova administração, nos dirigimos a todos e todas para informar que a situação era bem mais complexa do que havia sido constatado pelo Conselho Estadual e pela Comissão Fiscal.
Várias medidas administrativas, jurídicas e financeiras que foram e seguirão sendo tomadas serão oportunamente divulgadas para conhecimento e acompanhamento de todos. Podemos, em resumo, exprimir que já diminuímos consideravelmente os gastos com pessoal, contratamos nova assessoria jurídica e realizamos levantamento de gastos de anos anteriores dos quais nunca foram prestadas contas.
Aqui, queremos nos deter especificamente na situação caótica de abandono em que se encontrava o Bureau de QSL. Deparamo-nos com centenas, talvez milhares de cartões QSL que, deixados na sede para serem encaminhados, jamais o foram. Outros tantos que os sócios receberam estavam jogados em gavetas, armários e sacolas no chão.
Desde a primeira semana, nosso Coordenador de Bureau, Sr. Rogério (PY2TWI) tem realizado um trabalho hercúleo para normalização da situação. Muitos colegas já estão recebendo seus QSL e/ou sendo informados a respeito. Muito em breve, enviaremos esses milhares de QSL que se encontravam parados para o Bureau Nacional para o que o mesmo proceda a seu devido encaminhamento.
Queremos, por fim, mas não menos importante, informar que, em uma dessas buscas de cartões QSL, foi encontrada uma carta, redigida em inglês tosco, dirigida aos Bureau de outros países, solicitando que procedessem ao envio dos cartões de PY2 diretamente à LABRE-SP.
Desgraçadamente, não sabemos para quais tal estapafúrdio documento foi enviado. Tal atitude negligente, irresponsável e tacanha por parte da antiga diretoria está sendo devidamente levantada e será, em momento oportuno, objeto de medidas cabíveis em todas as instâncias. Não deixaremos passar em brancas nuvens atitude tão mesquinha.
Nesse sentido, a LABRE-SP gostaria de pedir desculpas pela absoluta irresponsabilidade da gestão anterior e, uma vez mais, firmar seu compromisso inquebrantável de reerguer esta importante instituição, ao mesmo tempo que solicita à LABRE Nacional que nos ajude a difundir internacionalmente que todos os cartões QSL do Brasil devem ser enviados exclusivamente para o Bureau Nacional, como sempre foi feito.
Um forte 73,