Por Alisson, PR7GA

Conforme temos publicado em diversas mídias sociais, a Anatel abriu consulta pública com potenciais ameaças ao radioamadorismo em duas de nossas faixas, a de 70cm (430-440 MHz) e 23com (1240-1300 MHz). A LABRE publicou na última sexta um guia para que os radioamadores brasileiros e qualquer outro interessado possa contribuir no sentido de defender o radioamadorismo e sua ampla utilização dessas faixas. Clique aqui para acessar.

Hoje tivemos acesso aos números atualizados das contribuições já feitas, e constatamos que ainda precisamos trabalhar muito para que estes se tornem expressivos. Até às 16:30 de hoje (07/04), o sistema SACP da Anatel informava apenas 204 contribuições enviadas. Muito pouco, frente às dezenas de milhares de radioamadores que existem no país. E certamente muito pouco se pensarmos que cada radioamador tem pai, mãe, esposa(o), filhos e conhecidos que também podem participar da consulta pública, bastando para isso fazer um cadastro simples no site da Anatel. Caso não saiba como cadastrar-se, siga os passos do vídeo abaixo. Embora tenha sido feito para cadastrar para as provas de ingresso ao radioamadorismo, o procedimento e o cadastro é o mesmo:

Após concluir o cadastro, basta seguir as instruções e aproveitar o texto preparado pela LABRE para fazer sua contribuição e ajudar esta causa, que é de TODOS os radioamadores do Brasil que utilizam as faixas mencionadas nas mais diversas áreas, como na educação, em comunicações emergenciais, contatos via satélite, e muitos outros.

Ano passado, quando a LABRE também organizou uma campanha para que os colegas participassem da Consulta Pública 21/2019 sobre homologação/certificação, conseguimos pouco mais de 1800 contribuições no total. Assim, esperamos que este seja um bom parâmetro para basearmos nossas expectativas para a consulta pública vigente, a 14/2020.

Assim, gostaríamos de solicitar que todos os colegas radioamadores e qualquer outros interessados possam participar desta consulta pública. É hora de nos mobilizamos como classe, pois já que não temos poder econômico, precisamos mostrar força numérica para que sejamos atendidos. Envie esta postagem para seus grupos e contatos no Whatsapp, Facebook, e qualquer outra mídia social ou meio disponível. Temos até o dia 06/05 para conseguirmos o maior número de contribuições/participações na Consulta Pública 14.

Não percamos tempo e nem deixemos para última hora. Ano passado, horas antes de encerrado o prazo, o site da Anatel misteriosamente saiu do ar, impedindo que muitos colegas pudessem participar. Se não fez ainda a sua contribuição, faça-a o mais breve possível. Clique aqui e siga o tutorial.

A LABRE e o radioamadorismo brasileiro agradecem!