A LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – retomará, nesta próxima segunda-feira, dia 27/01/2020 a partir das 21 horas, horário de Brasília, em 40 metros (7.123KHz) e em modo DV (TG 724942 DMR, XRF724-D DSTAR e BRAZIL_724 FUSION), o seu tradicional informativo QTC FALADO. Mensalmente, sempre na última segunda do mês correspondente, volta ao ar o tradicional boletim com as notícias da LABRE Nacional e das estaduais, notícias de contestes e novas ativações DX, atualizações das atividades da RENER, GDE – Grupo de Defesa Espectral, bem como assuntos relevantes no âmbito do radioamadorismo brasileiro.

Fundada em 02 de fevereiro de 1934 a partir da fusão de duas entidades anteriores, a LABRE teve, desde seu início, a preocupação de divulgar suas ações em prol do radioamadorismo. Já no mês de setembro do ano de sua fundação, começou a ser publicada a Revista QTC, órgão oficial da recém fundada entidade.

Já o QTC Falado da LABRE foi iniciado há muitas décadas passadas, seguramente há mais de meio século, mas no momento não temos notícia de quando se deu o seu início. Temos, porém, uma menção a um informativo veiculado “A VOZ DA LABRE”, transmitido  a partir de 21 de julho de 1941, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a saudosa PRE-8. Na apresentação, o conhecido radialista, ator e humorista Barbosa Junior, que também era radioamador – PY1BJ/PY4BZ. Mais informações sobre este programa, clique aqui.

TRADIÇÃO E FUTURO

O novo QTC FALADO da LABRE já nasce aliando a boa e eterna RF com a modernidade. Ao mesmo tempo em que será transmitido em HF nos 40 metros a partir da estação oficial da LABRE, PT2AA, operada pelo colega Gustavo Franco, PT2ADM, também será transmitido em modo DV (digital voice) pelo Coordenador de Redes Digitais da LABRE, Fábio Poli PY2LY. Colegas de todo o Brasil poderão ouvir o QTC, seja em modo analógico na banda de HF, seja em DV por meio da rede DMR em conexão também com DSTAR e FUSION.

Além disto, é possível para os colegas mais distantes ou que não disponham de estação em HF ou DV acompanharem também o QTC por meio dos muitos WEB-SDRs disponíveis na internet. Basta acessá-los e inserir a frequência 7.123 KHz, e o modo LSB. Por exemplo, podemos citar o websdr de Pardinho e o de Campinas:

Com a retomada do QTC FALADO da LABRE, a nova administração iniciada em 01/01/2020 afirma seu compromisso com o radioamadorismo brasileiro, divulgando suas ações, bem como as notícias das administrações estaduais que compõem o Conselho Diretor da LABRE.

Desde já, convidamos os nobres colegas para que enviem notícias relevantes em seus respectivos estados para compor o QTC FALADO da LABRE. Para sugestões e envio de matérias, comentários, elogios e críticas construtivas, entre em contato com o QTC:

qtc@labre.org.br

No caso de envio de matérias, o prazo-limite para veiculação na edição do mês será sempre a sexta-feira anterior à segunda em que for veiculado o QTC. Portanto, caso haja interesse de envio de matérias para serem veiculadas já na próxima segunda, na primeira edição do QTC, os colegas têm a semana inteira para enviar, até sexta.

Pedimos aos nobres colegas que divulguem ao máximo esta excelente notícia: em suas redes sociais, via rádio, por email, whatsapp, de todas as formas possíveis. Esperamos a honrosa audiência de todos.

Marque em sua agenda:

Segunda, 27/01/2020, 21:00, horário de Brasília, em 40 metros (7.123 KHz) e em modo DV (TG 724942 DMR, XRF724-D DSTAR e BRAZIL_724 FUSION),

QTC FALADO da LABRE!

 

Por Alisson, PR7GA