Coordenação Nacional da RENER – Informe da reunião de 14.09.2018
Prezados colegas,
Conforme anunciado anteriormente, realizou-se na data acima reunião na Secretaria Nacional de Defesa Civil, no prédio do Ministério da Integração Nacional, aqui em Brasília. Compareceram o Cel. A. Braun, da SEDEC/DOD, o Presidente do Conselho Nacional da LABRE, Gustavo F. Franco (PT2ADM) e o Coordenador Nacional da RENER, Paulo Hernandes, PT2NP. Vários aspectos do texto do acordo de cooperação da Defesa Civil Nacional com a LABRE/RENER foram discutidos e ainda haverá mais uma reunião no próximo dia 21. Contudo, sobre os pontos principais do acordo foi firmado consenso: 1. A atividade burocrática da RENER ficará a cargo das estaduais da LABRE, como cadastro e identificação dos voluntários.
2. Os Coordenadores Estaduais da RENER serão indicados pelas estaduais da LABRE, referendados pela autoridade estadual de Defesa Civil e finalmente nomeados pela liga.
3. A RENER subordina-se à LABRE, exceto em situação de emergência, quando se subordinará operacionalmente à Defesa Civil, sob supervisão da liga.
4. Os voluntários seguirão código de conduta, a ser divulgado futuramente.
5. Essas e outras disposições ainda serão submetidas ao setor jurídico da Secretaria para depois o texto final ser assinado pelo Secretário e ser publicado na forma de portaria.
Depois da próxima sexta, darei novos informes. 73 do Paulo Hernandes, PT2NP.