Nos próximos dias 10 e 11 de Abril, acontecerá a 19ª edição do conteste CQ World Scout HF – CQWS. O CQWS é uma atividade anual, promovida pela Equipe Nacional de Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil e reconhecido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro – WOSM. O objetivo principal desta atividade é promover a prática do Radioamadorismo entre os membros do Movimento Escoteiro, com a ajuda de Grêmios, Clubes, Associações e Radioamadores experimentados, divulgando o Escotismo e preparando nossos jovens e adultos para o uso hábil de suas estações, no apoio às atividades Escoteiras e à Defesa Civil, apresentando-se como uma porta de entrada para o universo dos contestes.

O CQWS, como de costume, sempre é realizado no 2º final de semana cheio do mês de abril, com duração de 24 horas, das 16h00 UTC do sábado, até 16h00 UTC do domingo. O horário de Brasília – Brasil é UTC – 3. Em 2021 nos dias 10 e 11 de abril.

O CQWS é um conteste criado por escoteiros, para escoteiros e radioamadores do Brasil e do mundo. Uma oportunidade legal de ingressar no mundo dos contestes, com utilização de ferramentas que desenvolvem a capacidade operacional, como o software N1MM+, o logger mais utilizado pelos radioamadores do mundo dos DX e dos Contestes Nacionais e Internacionais!

Para participar do concurso, basta seguir os procedimentos normais e o regulamento do mesmo, que pode ser baixado em https://www.radioescotismo.com.br/sistemas/concursos/cqws/Regulamento_CQWS-HF.pdf. É possível até a participação em modo radioescuta, inclusive por parte daqueles que não possuem estação ou rádio, por meio da monitoração em WEBSDR, como o de Pardinho. A organização do concurso preparou um guia que pode ser baixado neste link: https://www.radioescotismo.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Radioescuta-no-CQWS.pdf

No link: https://www.radioescotismo.com.br/sistemas/concursos/cqws/CQWS-HF.rar, podem ser obtidos para download e instalação os módulos CQWS_HF.udc e CQWSHF.sec para uso no N1MM+.

A LABRE apóia o CQWS e convida a todos os radioamadores brasileiros a participarem do concurso. Boa sorte e bons contatos a todos!