Início » Notícias » Video: “Como se tornar Radioamador”

Video: “Como se tornar Radioamador”

Por Alisson, PR7GA

O colega Ricardo Benedito, PY2QB (ex-PU2RKA), produziu um vídeo excelente que faz um panorama geral sobre os passos necessários para tornar-se radioamador, desde o cadastro inicial no sistema SEC, passando pela marcação das provas, solicitação de outorga, licenciamento da estação e homologação dos equipamentos. É uma excelente forma de entender a complexidade destes passos que a ANATEL impõe aos candidatos e que, inclusive, foram alvo de ofício por parte da LABRE.

Ricardo, que recentemente passou à Classe B, também foi responsável, ano passado, pela compilação e organização dos dados que compuseram o estudo estatístico sobre o radioamadorismo brasileiro, verdadeiro “raio-x” sobre nosso hobby no Brasil.

Veja abaixo o vídeo e compartilhe com quem pretende tornar-se radioamador. Caso queira baixar o vídeo, clique aqui.

Postagem Relacionadas

5 comments

João Martini 29 de março de 2021 - 15:28

Sou operador bem antigo eu tenho esse indicativo “PX2C8600/2” acredito que deva estar desatualizado . De qualquer modo tenho interesse em voltar a operar.
E certamente vou me submeter
aos passos iniciar. Obrigado pela atenção.

Reply
Rodrigo Cunha 27 de julho de 2021 - 14:03

Oi estou com uma duvida. Ja cheguei na etapa da outorga, fiz a solicitaçao no mosaico, porem quando terminou nao apreceu nenhum boleto de pagamento. Eles manda esse boleto depois?

Reply
Alisson, PR7GA 27 de julho de 2021 - 22:35 Reply
Danilo Cimonetti 21 de agosto de 2021 - 12:51

Boa tarde , primeiramente parabéns pelo vídeo, ajuda muita gente
Minha dúvida é se teria como eu mudar meu indicativo?
PX2 Q0432 ?
Obrigado

Reply
Alisson, PR7GA 23 de agosto de 2021 - 11:52

Olá, Danilo. Talvez seja possível, desde que você possua uma LICENÇA para a faixa do cidadão. Explico: desde meados do ano passado, após as mudanças no serviço de rádio do cidadão no qual foi abolida a necessidade de licenciamento, a ANATEL não emite mais licenças, apenas a chamada “DISPENSA DE AUTORIZAÇÃO”, documento que autoriza qualquer pessoa a operar nos 11 metros. Caso você possua uma LICENÇA, ou seja, se você começou no PX antes de 2020, talvez seja possível modificar o seu indicativo. Para ter certeza, sugiro perguntar diretamente à ANATEL por meio do aplicativo ANATEL CONSUMIDOR, que está disponível tanto para celulares android quanto Apple.

Reply

DEIXE UM COMENTÁRIO