A LABRE-RJ realizou, nos dias 14, 15 e 16 de Abril, uma Expedição à Ilha de Maricás (IOTA SA-079 // ARLHS BRA-046 // DFB RJ-08 // GL : GG86mx), situada na costa do Rio de Janeiro, ativando a estação ZY1M. Foi a primeira ativação do arquipélago, composto por cinco ilhas e acessível a partir da Baía de Guanabara, de onde partem os barcos em sua direção, num trajeto de pouco mais de duas horas. Houveram tentativas anteriores, mas sem sucesso. Após um extenso e detalhado planejamento, a ativação ocorreu com pleno êxito.
Participaram da atividade os colegas PY1PP Sérgio, PY1MZ Marcos Sena, PY1AX Tony e PU1RGB Igor. Eles enfrentaram fortes ventos durante os dois dias de estadia na ilha, chegando ao ponto de paralisarem as transmissões durante algumas ocasiões para literalmente sustentarem a barraca sob a qual estavam abrigados. Porém, ao final, deu tudo certo. Inúmeras estações do mundo e também brasileiras conseguiram faturar, pela primeira vez, um inédito QSO/QSL desta ilha.
A operação aconteceu nas bandas de HF, VHF e UHF e todos os modos: SSB, CW, Digital e Satélite. Informações acerca dos QSLs podem ser encontradas na página de ZY1M em www.qrz.com/db/ZY1M.