Conforme temos divulgado, a LABRE tem se reunido com a ANATEL recentemente para tratar de diversos temas sensíveis ao Radioamadorismo, tais como “Homologação de Equipamentos Artesanais” e a obrigatoriedade do uso de cabos e conectores homologados, conforme consta na matéria publicada no QTC da LABRE de fevereiro. Hoje, 23/02/2021, a LABRE protocolou ofício sobre um tema que tem causado bastante repercussão a nível nacional: a mudança nos trâmites necessários para tornar-se radioamador.
Em que pese a excelente novidade das provas online, tema sugerido pela LABRE e acatado pela Agência ano passado, muitos simpatizantes do radioamadorismo têm enfrentado uma verdadeira “via crucis” para obterem o tão desejado indicativo e operarem legalmente em nossas faixas, incluindo dificuldade com os sistemas e website da ANATEL, a necessidade de se cadastrar em vários sistemas diferentes, cada um com exigências diferentes, a demora excessiva e a falta de comunicação por parte da ANATEL, dentre muitos outros problemas. Além destes, os próprios radioamadores que têm passado pelo processo para progressão de classe também têm relatado diversos problemas semelhantes.
Isto foi abordado no documento protocolado junto à ANATEL, bem como foi relatado um caso real das dificuldades enfrentadas por um colega recentemente aprovado nos exames online até finalmente receber sua licença, corroborando os problemas elencados. Para ler o ofício, veja mais abaixo ou clique aqui.
A LABRE reitera seu compromisso com o fomento e a defesa do Radioamadorismo Nacional, incluindo nossa disposição de prosseguir até às últimas instâncias para que estes e quaisquer outros empecilhos sejam devidamente removidos. Nosso objetivo é de que tanto os radioamadores quanto os que pretendem ingressar no serviço possam desfrutar do nosso hobby de forma muito mais simplificada e menos burocrática.
Oficio-050-ANATEL-exames-de-ingresso-ao-RA
12 comments
Tinha intenção de fazer a prova da Anatel, mas me deparei com exigência do software proprietário Windows e outros programas que só funcionam nessa plataforma. Faz muito tempo que eu uso Ubuntu e tenho dificuldade de entender o motivo pelo qual um órgão público deixa de atender os usuários de software livre. É de notório saber que a situação economica da população não é das melhores e incluir esse tipo de exigência para uma prova on-line não tem cabimento.
No mais parabenizo pelo posicionamento da LABRE na defesa das interesses da população perante essa burocracia abusiva.
Pessoal. Eu tirei o meu coer e ate foi fácil o problema é que não consigui avançar mais quanto a outorga de estaçao, indicativo, e homologaçao do radio. Alguem me ajuda? Eu nao sei mais o que fazer…
Tente o grupo do whatsapp “Candidatos Online”: https://chat.whatsapp.com/I0anykf7hho6xPkmDvAW7w
Boa tarde, passei por situação semelhante quando do licenciamento para classe. Da realização da prova até obter a licença foram três meses.
Bom dia
Prezados,
E exatamente isto que ocorre, um total descaso e despreparo da Anatel no mundo tecnológico e no respeito ao cidadão.
Tanto nestes serviços quanto em outros a que se destina ao cidadão comum.
Minha humilde opinião.
Esse assunto foi de extremo esclarecimento oportuno, pois estou tentando obter meu indicativo.
Já passei por todos esses protocolos, fiz ate mesmo minha prova ( Não passei em uma delas) estou estudando mais.
Concordo plenamente com todas as afirmações que aqui foram declaradas.
Espero que em momento breve tudo isso seja solucionado.
73
Eu praticamente desisti de me inscrever nessa prova on-line, moro no interior de Rondônia e não consigo obter minha licença.
Qual o problema que está enfrentando na marcação? Muitos colegas estão conseguindo, embora reconheça que não ´é algo simples e direto. Faça contato por email (qtc@labre.org.br) ou zap (83)98890-3221 e lhe orientarei.
Mais de 45 dias esperando a outorga e nada!
Eu agendei minha prova para 20 dias depois da inscrição pelo site. Fui muito bem atendido e realizei o procedimento com facilidade. Aprovado, entrei com toda a documentação, inclusive pagamento da taxa, e finalizei o processo de solicitação do prefixo em 30/05/2021. É bem difícil fazer o processo. São diferentes sistemas encadeados e não há um manual minimamente claro para orientação. Meu processo foi submetido mas até hoje aparece no site Mosaico o processo como “aguardando análise da área jurídica”. Não há como saber em que ponto está o processo, se há qualquer pendência. Não há tleefone de contato, er-mail ou qualquer forma de se comunicar com a Anatel. Pelo tel 1331 o atendente não sabe nem do eu estava falando. Registrou a reclamação mas tenho certeza de que nenhuma resposta será enviada. Um claro exemplo de uma idéia boa (prova on-line, inscrição por meio digital) mas muito mal executada.
A LABRE tem exposto seguidamente este problema à ANATEL nas reuniões conjuntas. Esperamos que este problema possa ser resolvido.
Tirei meu COER em dezembro de 2021 fiz a solicitação da outorga e a licença em janeiro de 2022, sinceramente eu já desisti do Hobbie estou vendendo todos meus equipamentos… Brasil é uma piada.