Início » Notícias » Nota de pesar: Roberto Stuckert, PT2GTI

Nota de pesar: Roberto Stuckert, PT2GTI

Por Alisson, PR7GA

 

A LABRE lamenta anunciar, com imenso pesar, o falecimento de seu ex-diretor executivo e atual presidente de nossa Estadual, a LABRE-DF, Roberto Franca Stuckert, PT2 GTI, aos 78 anos de idade. Ele faleceu em Brasília, na madrugada desta segunda-feira, 23 de agosto de 2021.

Stuckert, como ele era conhecido no rádio, destacou-se nacionalmente por pertencer a uma família de fotógrafos e por ter sido amigo pessoal do ex-presidente Figueiredo e fotógrafo oficial do Planalto durante seu mandato. Nascido em 23 de maio de 1943 em João Pessoa (PB), Stuckert começou na profissão seguindo os passos de seu pai Eduardo Stuckert, também fotógrafo, no Diário Carioca. Em abril de 1960, seu pai o enviou para Brasília, que seria inaugurada naquele mês, e o tornou chefe da fotografia da sucursal do Diário. Mais tarde, passou a trabalhar na Folha de São Paulo, de onde sairia em 1979 para trabalhar para o presidente Figueiredo. Seus filhos também seguiram sua profissão, também tornando-se fotógrafos e também trabalhando para a Presidência da República, o que fez seu sobrenome bastante conhecido na capital federal. Seu histórico profissional pode ser encontrado em https://www1.folha.uol.com.br/folha-100-anos/2020/02/fotografo-da-folha-se-consagrou-com-imagem-historica-do-general-costa-e-silva.shtml

Como radioamador, Stuckert esteve presente em diversas DX-pedições por todo o Brasil e ao redor do mundo, notadamente àquela que operou na ilha de Martim Vaz, pioneira e até o momento única operação naquela ilha, sob os indicativos ZV0MV e ZV0MB. Além desta, integrou diversas outras pelas demais ilhas oceânicas brasileiras, indo até mesmo na Antártida em 2004. Uma lista pode ser encontrada na página http://www.radioamador.org.br/qsl-especiais_eventuais/zzz-qsl-manager-z.htm. Em seu perfil no site QRZ, também podemos encontrar um imenso acervo de fotos das expedições nas quais ele tomou parte: https://www.qrz.com/db/PT2GTI

 

Ativo até o último sábado, dia 21/08, segundo colegas que ouviram do próprio sua alegria pela recuperação da COVID, ele comandava animadas rodadas pela repetidora da capital federal, além de bicorar em rodadas nos 20 metros. Também era caçador de DX em FT8 e outros modos em diversas faixas nas quais se dedicava em operar.

Como colaborador da LABRE Nacional, Stuckert exerceu por muitos anos o cargo de diretor executivo, ao lado de vários ex-presidentes, até 2019. Também exerceu o cargo de Presidente de nossa Estadual em Brasília, a LABRE-DF, cargo no qual estava atualmente investido.

A todos os amigos, aos colegas de rádio e de profissão, e sobretudo seus familiares, a LABRE envia suas sinceras condolências pela súbita partida de ROBERTO FRANCA STUCKERT, PT2GTI, sk.

Postagem Relacionadas

17 comments

Frederico. PP8KWA 23 de agosto de 2021 - 14:51

Triste perda.

Reply
Tielson 24 de agosto de 2021 - 08:18

Tielson Mega PY6DB

Tive a o prazer de conhecer na visita que fiz a Labre Brasilia
Descanse em paz

Reply
Phil 23 de agosto de 2021 - 15:14

À família nossas condolências.
Que Deus o tenha e conforte todos
PY4EP – Phil

Reply
Edmilson 24 de agosto de 2021 - 19:39

Obrigado; desculpem- me………

Reply
Carlos 23 de agosto de 2021 - 16:08

Grande perda para o radioamadorismo mundial, um brasileiro que ativou lugares de dificílimo acesso e deixou um gde legado ao nosso hobby… RIP

Reply
Sérgio Graciotti PY2EGM 23 de agosto de 2021 - 16:21

Como sempre, vão-se os bons e ficam os trastes. Mas é só uma questão de tempo para que os bons triunfem e o nosso pais tenha uma grande permanência dos bons.
Descanse em paz amigo Stuckert. Vemo-nos em breve

Reply
PP8JR JÚNIOR 23 de agosto de 2021 - 20:55

GRANDE AMIGO SINCERO HONESTO E ACIMA DE TUDO ALEGRE COMUNICADOR FAZENDO AMIZADES E UNINDO RADIOAMADORES DO BRASIL E DO MUNDO ATRAVÉS DE DX DEIXARÁ MUITAS SAUDADES ENTRE SEUS AMIGOS MEUS SINCEROS PÊSAMES A SEUS FAMILIARES.

Reply
ROSEMAR COSTA SILVA 23 de agosto de 2021 - 21:24

Há tantas qualidade para a gente falar do nosso amigo Roberto carisma amigo e ele tinha uma forte amizade muito forte com os meus filhos Eu já acordava cedo com os meninos principalmente Jacob. tem oito anos Zaqueu tenho sete. eu não sei como explicar isso para eles pela manhã eles. os meus filhos me chamaram para ir ao rádio para escutar o amigo Roberto com os bordão( Bahia Bahia terra de São Salvador em cada esquina uma igreja em cada frequência um rádio amador baiano Bahia Bahia terra de São Salvador) A dor é tão grande. PY6RL ROSEMAR JEQUIÉ Bahia Vai com Deus meu amigo vai deixar muita saudade

Reply
PT2JD 23 de agosto de 2021 - 22:05

Grande nome do radioamadorismo nacional e internacional. Além de um grande chefe de família.

Reply
EDMILSON RODRIGUES DO Ó, PR7CPK 24 de agosto de 2021 - 18:48

Sinto-me profundamente abalado com a partida inesperada do nosso colega e amigo Roberto Stucker, PT2GTI. Como ativo em DX sempre contava com sua presença na frequência. Era possuidor de uma alegria contagiante. Obrigado Stuckert pelos nossos QSOs, e que DEUS o tenha no paraiso cósmico para todo o sempre.

Reply
Nylson Peixoto 23 de agosto de 2021 - 17:39

Triste perda, conhecia o Bob desde os anos 80, fizemos vários contatos, a maioria em CW modalidade que ele gostava também de operar. Meus sentimentos a família, que ele descanse em paz.

Reply
Nicolas BRASIER (PR7DX) 27 de agosto de 2021 - 05:09

Grande PT2GTI ! Sempre ficará em nosso Coração e em nossa Memória, R.I.P Bob.

Reply
Kariyel 24 de agosto de 2021 - 00:48

Descanse em paz, ……

Reply
JOEL LIMA DE SOUSA 24 de agosto de 2021 - 15:36

Uma grande perda para o radiomadorismo. Um radiomador participativo em todos os sentidos. Eu posso dizer que conheci o radioamadorismo em sua essência pelo PT2GTI. E também pude colaborar com ele ao instalar e ensinar como são as operações do FT8. Se tornou um entusiasta dessa modalidade, sempre atendendo a todos os colegas, independente do pais e categoria. Cada diploma em sua página do QRZ do FT8 foi escolhido por ele e com muita alegria pelas conquistas. Vá em paz meu amigo e fico feliz pela nossa convivência fraterna e amiga.
PT2DF – Joel

Reply
ROBERTO THEODOSIO BRANDAO - PP7AARAR 24 de agosto de 2021 - 18:53

CONHECI O STUCKERT NA LARE DE ALAGOAS. CONHECI TAMBEM O PAI DELE QUE ERA UM FOTOGRAFO FAMOSO. AMBOS ESTÃO COM DEUS.

Reply
Kariyel Kiyoshi de moraes 26 de agosto de 2021 - 13:18

O nosso sentimento a família, que Deus o tenha.
Fique em paz

Reply
Celso Pereira 11 de setembro de 2021 - 15:11

Meus sentimentos a família, sentiremos muita falta de nosso amigo Sturkert PT2GTI, os contestes não serão mais os mesmos , assim como as expedições . Que O Senhor o receba em seus braços amigo , descanse em Paz. (Celso-PT2NK)

Reply

DEIXE UM COMENTÁRIO